O Município de Seia lançou recentemente a estratégia “Seia Smart Mountains Living Lab”, que tem como visão afirmar Seia como um polo de teste e experimentação de um modo de vida rural inteligente, sustentável, inclusivo e solidário, posicionando-se regional e nacionalmente como “porta de entrada” da serra da Estrela.
Saiba mais em http://www.eco2seia.com
Este projeto teve início com uma candidatura aprovada pelo MAISCENTRO/QREN, que vai de encontro às metas definidas pela União Europeia até 2020, nomeadamente da redução de 20% das emissões de dióxido de carbono e aumento de 20% na eficiência energética e da quota das fontes de energias renováveis. No entanto, este plano terá agora continuidade no novo quadro de financiamentos e fará parte das prioridades estratégias do Município para os próximos anos.
O despovoamento de zonas rurais é um dos problemas sócio económicos que afetam o nosso país, sendo atualmente o sexto país da União Europeia com maior número de população a residir nas zonas urbanas, imediatamente a seguir a Malta, Reino Unido, Holanda, Bélgica e Espanha.
No seguimento do que foi preconizado na Agenda 21 Local, a Câmara Municipal de Seia está a desenvolver, em co-elaboração com o Grupo de Estudos Ambientais da Universidade Católica no Porto, um Plano de Dinamização do Comércio Local de Seia.
O concelho de Seia, em plena Serra da Estrela, é detentor de um conjunto de vilas e aldeias de montanha alojadas em vales cavados por rios e ribeiras. São locais únicos e privilegiados de encontro com a natureza e com uma população acolhedora que ainda mantem no quotidiano das sua vivências um conjunto de tradições e costumes fortemente vincados pelos valores da montanha.