O Município de Seia lançou recentemente a estratégia “Seia Smart Mountains Living Lab”, que tem como visão afirmar Seia como um polo de teste e experimentação de um modo de vida rural inteligente, sustentável, inclusivo e solidário, posicionando-se regional e nacionalmente como “porta de entrada” da serra da Estrela.

O projeto é já membro da Rede Europeia de Living Labs e assenta num o modelo de inovação aberta e cocriação preconizado nos living labs. Para a definição de projetos inovadores que contribuam para a melhoria do território, a Câmara conta com a colaboração da INTELI- centro de inovação urbana na conceção e posicionamento nacional e internacionalmente desta estratégia.

O Smart Mountains Living Lab pretende contribuir para marcar um ponto de viragem no ciclo de desenvolvimento do concelho de Seia assente em 3 grandes objetivos: revitalização económica e empresarial; regeneração urbana/rural; e atração e fixação de novos residentes e visitantes.

O foco na revitalização económica entende-se no sentido de apoiar o empreendedorismo como fonte de inovação e cocriação de soluções para incentivar um desenvolvimento inteligente. A criação de condições para apoiar a criação de novas empresas e novas oportunidades de negócio nas áreas estratégicas identificadas é crítico para o sucesso do living lab. O living lab também está orientado para a regeneração urbana/rural de edifícios e aldeias desocupadas ou subaproveitadas num ambiente de co-colaboração no sentido de atrair e fixar novos visitantes, empreendedores, investigadores e residentes.

Neste contexto, o Smart Mountains Living Lab procurará apoiar, desenvolver e potenciar setores entendidos como estratégicos no território de Seia, designadamente nas áreas do turismo e cultura; desporto e natureza; saúde e bem-estar e agro-indústria.

Modelo de abordagem e apresentação do Living Lab de Seia ancorado em quatro grandes áreas:

Turismo e Cultura - Explorar o património cultural (museus, aldeias de montanha, etc.) e o património simbólico (o saber-fazer ancestral, os produtos endógenos locais, os estilos de vida rurais, a identidade local, etc.) do concelho e da região orientados para o turismo de montanha único e distintivo.

Desporto e Natureza - Promover hábitos desportivos generalizados, em particular nos jovens e na população sénior, com vista a divulgar e valorizar os recursos naturais e culturais de Seia e da região. Explorar as atividades (de montanha) ao ar livre (pedestrianismo, escalada, desportos de neve, canoagem, etc.) numa perspetiva de constante descoberta da natureza e sua preservação.

Saúde e Bem-estar - Proporcionar o desenvolvimento integrado e saudável da população de Seia, em particular as crianças, as famílias e os idosos, com vista a prevenir situações de risco e assegurar um futuro feliz e prospero, em articulação com os vários serviços, projetos e recursos existentes na comunidade.

Agro-indústria - Aumentar a competitividade e especialização neste sector, através da adoção de novos modelos de empreendedorismo e investimento voltados para o setor primário, para os produtos regionais e indústrias transformadoras.

Gabinete de Apoio ao Investimento  Largo Dr. António Borges Pires 6270-494 Seia  238 310 250 / 238 310 230 gai@cm-seia.pt