Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis
Substituir janelas, instalar painéis solares ou ar condicionado são algumas das medidas comparticipadas pelo Estado. Saiba como se pode candidatar
Entre 16 de agosto e 31 de outubro de 2023 estão abertas as candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis. A este aviso podem candidatar-se proprietários, coproprietários e arrendatários de habitações permanentes de todo o território nacional (Continente e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores).
- À melhoria dos níveis de conforto para os seus utilizadores;
- À melhoria da qualidade do ar interior;
- A benefícios para a saúde;
- À extensão da vida útil dos edifícios;
- Ao aumento da resiliência dos edifícios;
- À redução da fatura e da dependência energética do país;
- À redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).
Que tipo de obras estão incluídas?
- Tipologia 1: Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a «A+»;
- Tipologia 2: Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos;
- Tipologia 3: Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética «A+» ou superior;
- Tipologia 4: Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento;
- Tipologia 5: Intervenções que visem a eficiência hídrica.
Que tipo de edifícios podem beneficiar?
O Gabinete de Apoio ao Investimento (GAI) é uma estrutura específica dentro dos serviços da Câmara Municipal, composta por um conjunto de meios humanos e técnicos, vocacionados para a prestação de serviços e dinamização de iniciativas, no âmbito de apoio aos investidores e ao investimento.
O GAI integra-se nos serviços de assessoria aos órgãos da autarquia e depende directa e funcionalmente do Presidente da Câmara.
O programa SeiaEmpreende é operacionalizado pelo Gabinete de Apoio ao Investimento e Empreendedorismo do Município e pretende impulsionar e promover o desenvolvimento económico do concelho de Seia, da cidade e do seu tecido económico.
O Sistema de Incentivos SI2E -ATRAIR pretende apoiar, de forma simplificada, a criação e a expansão de pequenas e microempresas e também desenvolvimento de negócios em viveiros/incubadoras de empresas.